
Quem não curte às vezes desligar a cabeça das coisas sérias e cair nos risos sem compromissos? Alguns filmes proporcionam essa sensação sem necessitar de tramas complexas ou que exija muito do cérebro do espectador.
São as chamadas comédias “pastelões” ou “besteiróis”, como bem preferir. Utilizando um humor propositalmente desprovido de bom senso, através de personagens atrapalhados, essa produções trazem em seus roteiros uma inteligência (sim, trazem) peculiar ao que propõem. Afinal, não é fácil utilizar piadas apoiadas no extremo exagero e situações que beiram ao ridículo, a todo minuto, e ainda garantir uma boa diversão.
Recentemente, o gênero tem sido desmistificado, surgindo produções que se confiam apenas em parodiar os “filmes modinha” usando um humor baseado apenas no grotesco (leia-se todo tipo de excrementos e nojeiras que o humano é capaz de produzir). Mas muitos longas, durante os anos 80 e 90, se tornaram espécies de “clássicos” para quem aprecia o estilo, além de consagrar nomes como Leslie Nielsen e Charlie Sheen.
Se você possui mente aberta para boas gargalhadas, segue uma lista de 10 filmes que não irão decepcionar:
1- Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros (1995)
Dir: Bobby e Peter Farrelly
Com: Jim Carrey, Jeff Daniels, Lauren Holly e Teri Garr.
Sinopse: Lloyd Christmas (Jim Carrey) e Harry Dunne (Jeff Daniels) são dois amigos completamente desprovidos de inteligência. Quando Lloyd leva até o aeroporto Mary Swanson (Lauren Holly), uma mulher que vai para Aspen, acredita que Mary perdeu uma maleta, mas na verdade ela deixou de propósito no saguão, pois dentro dela está o dinheiro pagar o resgate do marido. Acontece que Lloyd pega a maleta e, junto com Harry, viaja de carro para devolver o bagagem para a moça por quem está atraído. Além de se envolverem em várias confusões, passam a ser perseguidos pelos seqüestradores.
2- Corra Que a Polícia Vem Aí! (1988)
Dir: David Zucker
Com: Leslie Nielsen, Priscilla Presley, Ricardo Montalban, George Kennedy e O. J. Simpson.
Sinopse: Frank Debrin (Leslie Nielsen), um atrapalhado tenente de polícia, descobre um plano maligno para assassinar a rainha da Inglaterra durante a visita que ela fará a Los Angeles. No meio de atribuladas investigações, ele se apaixona por Jane Spencer (Presley), a secretária de seu principal suspeito, o empresário Vincent Ludwing, um cidadão que está ligado ao tráfico de drogas.
3- Top Gang – Ases Muito Loucos (1991)
Dir: Jim Abrahams
Com: Charlie Sheen, Cary Elwes, Lloyd Bridges, Valeria Golino e Kristy Swanson.
Sinopse: Paródia de “Top Gun – Ases Indomáveis”. Aviadores de elite, mas completamente atrapalhados, recebem uma missão especial e têm que se livrar de um grupo de homens que quer sabotar o plano deles.
4- S.O.S. – Tem Um Louco Solto no Espaço (1987)
Dir: Mel Brooks
Com: Bill Pullman, Rick Moranis, John Candy, Mel Brooks e Daphne Zuniga.
Sinopse: Paródia da saga ‘Star Wars’. Os líderes do planeta Spaceball, tendo desperdiçado infantilmente o ar que todos respiram, arquitetaram um plano secreto para tomar cada sopro de ar do seu vizinho, o pacífico planeta Druidia. Assim o presidente Skroob (Mel Brooks) manda o cruel Dark Helmet (Rick Moranis) seqüestrar Vespa (Daphne Zuniga), a princesa de Druidia, e exigir do pai dela que libere todo o ar. Os caçadores de recompensa Lone Starr (Bill Pullman) e Barfolemew (John Candy) recebem o pedido de resgatá-la.
5- Os Deuses Devem Estar Loucos (1980)
Dir: Jamie Uys
Com: Marius Weyers, Sandra Prinsloo, Michael Thys, Louw Verwey e Nic de Jager.
Sinopse: Em sua caminhada pela mata, um aborígene africano encontra uma garrafa de Coca-Cola que foi jogada de um avião. Voltando à sua tribo, todos começam a disputá-la e o nativo decide devolvê-la aos deuses, de onde ingenuamente pensa ter vindo. Sem querer, acaba encontrando a civilização e pessoas diferentes, como um médico meio maluco e um ditador tirano.
6- Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! (1980)
Dir: Jim Abrahams, Jerry Zucker, David Zucker
Com: Robert Hayes, Julie Hagerty, Lloyd Bridges, Leslie Nielsen e Peter Graves.
Sinopse: O neurótico piloto Ted Striker (Robert Hays) tem medo de voar, por causa de traumas de guerra. Para tentar reconciliar-se com sua esposa, que é aeromoça, ele entra em um vôo em que ela está trabalhando. A comida estragada mata boa parte dos passageiros e da tripulação e Ted se vê obrigado a pilotar o avião, contando apenas com o apoio da equipe terrestre, da qual faz parte um ex-capitão que o odeia.
7- Um Morto Muito Louco (1989)
Dir: Ted Kotcheff
Com: Andrew McCarthy, Jonathan Silverman, Catherine Mary Stewart e Terry Kiser.
Sinopse: Dois amigos que trabalham em uma seguradora descobrem uma fraude milionária nas apólices. Convidados a passar um final de semana na casa de praia de seu chefe, como prêmio pela descoberta, logo se vêem em uma enrascada quando chegam no local e descobrem que eles são alvos de um crime como “queima de arquivo”. Acontece que é o chefe quem acaba morrendo e a atrapalhada dupla faz de tudo para fingir que ele ainda está vivo.
8- Cegos, Surdos e Loucos (1989)
Dir: Arthur Hiller
Com: Richard Pryor, Gene Wilder e Kevin Spacey.
Sinopse: O dono de uma banca de jornais, Dave Lyons (Gene Wilder), que é surdo, dá um emprego para Wallace “Wally” Karue (Richard Pryor), que é cego. Perto da banca há tentativa de assassinato. Um só ouviu um tiro e o outro só viu as pernas. A partir de então eles passam a ser perseguidos tanto pela polícia quanto pelos bandidos.
9- Máquina Quase Mortífera (1993)
Dir: Gene Quintano
Com: Emilio Estevez, Samuel L. Jackson, Jon Lovitz, Tim Curry, William Shatner, Whoopi Goldberg, Bruce Willis, Charlie Sheen, F. Murray Abraham e Denise Richards.
Sinopse: Sátira aos filmes da franquia “Máquina Mortífera” e outros filmes do gênero policial. Jack Colt (Emilio Estevez) é um policial meio maluco, parceiro de Wes Luger (Samuel L. Jackson). Eles investigam a morte de uma policial e descobrem uma perigosa conspiração.
10- Os Cabeças de Vento (1994)
Dir: Michael Lehmann
Com: Brendan Fraser, Steve Buscemi, Adam Sandler, Joe Mantegna, Chris Farley, Ernie Hudson, David Arquette e Judd Nelson.
Sinopse: Chazz (Fraser), Rex (Buscemi) e Pip (Sandler) são os integrantes da banda The Lone Rangers, que não obtém atenção das gravadoras. Assim eles invadem uma rádio especializada em rock, com armas de brinquedo e obrigam o DJ a tocar sua fita demo, provocando grande confusão, mobilizando a polícia a fazer o cerco no local e conquistando a simpatia de vários roqueiros.